Impactos da SELIC no Mercado Imobiliário

Compartilhar

Foi divulgada a nova taxa básica  de juros Selic que passa para 7,75% ano ano. Com a escalada do indicador, as condições  de compra e venda do setor imobiliário também são impactadas, tendo em vista que o poder de compra do consumidor diminuiu.

Quando a selic sobe, o mercado pode ficar mais cauteloso quanto às vantagens de aplicações no setor imobiliário, já que os investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos. Dessa forma, com o poder de compra do consumidor diminuindo, os preços dos imóveis na planta subindo por conta de uma alta nos materiais de construção, o que pode acontecer é uma estagnação ou, até mesmo, um esfriamento do mercado imobiliário.

Enquanto os financiamentos foram beneficiados com os juros baixos no meio do ano passado até o inicio de 2021, o cenário passa a enfrentar maiores desafios com o crescimento da taxa.

Os financiamentos que são pós fixados podem mudar em situações como a atual, devido a esse aumento acelerado da selic. Sendo assim, os financiamentos de imóveis podem ser menos atrativos, o que contribui para esfriar o mercado.

Temos o imóvel perfeito para você

Marcelino Imóveis

CRECI/SP 231.942-F

Atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 às 18h:00

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050, Conj. 28 Bela Vista, São Paulo - SP