O que é o Valor Venal do imóvel?

Compartilhar

O valor venal de um imóvel é uma quantia estabelecida pelo Poder Público, com a finalidade de servir como base de cálculo para a aplicação de impostos como o IPTU, sigla para Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Seu cálculo é feito a partir de vários fatores, considerando a região em que a propriedade está localizada, a idade do prédio, modificações, reformas e outros parâmetros previstos em lei. O resultado dessas variáveis geralmente não se aproxima ao valor real do imóvel.

Como calcular o valor venal do imóvel no IPTU?

Para entender como o valor venal de imóveis é calculado e posteriormente informado no IPTU, é utilizada a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR.

V – valor venal do imóvel; A – área do terreno ou edificação; VR – valor unitário padrão residencial de imóveis próximos; I – idade do imóvel; P – posição do imóvel na região; TR – tipologia residencial ou características da construção construtivas (modificações, reformas, etre outros.).

Qual a diferença entre valor venal e valor de mercado?

Esclarecido que o valor venal e de mercado sobre um imóvel não são a mesma coisa, é possível entender as diferenças entre os dois:

Valor de mercado: o preço pelo qual os imóveis podem ser vendidos. Para chegar nesse montante, são levados em conta fatores mais subjetivos, que ficam à critério das negociações entre vendedor e comprador;

Valor venal: preço estimado dos imóveis para compra e venda em uma transação à vista, após a análise feita pelo Poder Público, ou seja, a prefeitura de sua cidade. É sob esse valor que são calculados os impostos do IPTU.

Temos o imóvel perfeito para você

Marcelino Imóveis

Creci 10.998-F

Atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 às 18h:00

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050, Conj. 28 Bela Vista, São Paulo - SP